VITÓRIA! A UFRGS adota sistema de cotas.

 

Não adiantaram as manobras contrárias, as pichações racistas, os argumentos desqualificantes. O movimento em favor das ações afirmativas venceu!

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul dá um passo importante no combate ao racismo e às desigualdades sociais, étnicas e políticas que ora vigoram na sociedade brasileira. Por 43 votos a favor e 27 contra foram aprovadas as cotas étnico-raciais e sociais na Universidade. A proporção estabelecida foi de 15% para auto-identificados negros, 15% para egressos de escolas públicas e 10 vagas para indígenas.

O Movimento Estudantil Liberdade e a conselheira Claudia Thompson prometeram recorrer judicialmente do resultado democrático e legítimo da votação no CONSUN. A imprensa gaúcha igualmente continuou dando voz aos opositores e procura deslegitimar a conquista. Pelo menos um grupo de skinheads foi visto rondando as proximidades da reitoria durante a tarde.

Por outro lado, autoridades, movimento negro, movimento estudantil, movimento indígena, categorias sindicais, movimentos sociais e uma série de outras organizações da sociedade civil, sem contar com os apoiadores espalhados por todos os rincões, festejaram essa vitória histórica. Na comunidade da UFRGS do Orkut vários tópicos discutiam a aprovação das cotas; ao lado das manifestações de apoio, centenas de manifestações contrárias e racistas afirmavam que "não fariam trabalho em grupo com cotista" ou que "nem trote dariam em cotista. Porque trote é para quem estuda".

No final, os manifestantes deram a volta no campus central soando os tambores e anunciando a boa nova!

COTAS SÃO UMA REALIDADE NA UFRGS!

AGORA É PRA VALER! 

Final da reunião: vitória das ações afirmativas
Negros, índios, estudantes e ativistas comemoram no hall da reitoria.

Movimento indígenas e negro comentam o resultado da votação Zaqueu Key Claudino, professor bilíngüe Kaingang comenta a importância da existência das ações afirmativas para seu povo.

Para ter acesso a mais fotos clique aqui

This entry was posted in Acontece. Bookmark the permalink.

4 Responses to VITÓRIA! A UFRGS adota sistema de cotas.

  1. sandra says:

    parabens chegou nossa ora ,enfim indios e negros conquistando seu espaço no lugar que antes era habitat natural de ricos.(parabens)

  2. Silvio R. R. Corrêa says:

    Para uma Universidade que se diz grandiosa, aprovar as cotas desta forma, porque era o possível no momento, foi um passo muito modesto. Mas sem dúvida foi o primeiro passo e a gente aprende a andar dando um passo de cada vez. O que nós não podemos fazer, é parar de lutar, nós todos que participamos desta luta, mostramos a nós mesmos e a todos que, com luta, a gente pode sim, mudar este país. Um abraço a todos nós pela vitória e até o próximo embate.

  3. César says:

    Foi uma grande vitória mesmo. A comunidade acadêmica conseguiu dar uma boa nova ao RS.

  4. simone says:

    adorei a vitória

    agora só temos de ter cuidado pra não ter enganação pois vai ter muita gente qu não é negra querendo se identificar como negro.

    podendo fazer bronzeamento artificial, se bronzeando na praia e etc .. temos que cuidar qualquer tipo de fraude

Comments are closed.