Estudante Nazista é um dos principais articuladores do Movimento Anti-Cotas Raciais na UFRGS

"Peço a ajuda de vocês, pessoas intrinsecamente envolvidas com a causa Nacional-Socialista no Brasil, para pensarmos, juntos, uma maneira eficaz de deter esses odiosos vermes judeus." Com esta frase em junho de 2005 o estudante de Ciências Atuariais Gabriel Afonso Marchesi Lopes de 22 anos, ganhou notoriedade nacional.

Principal envolvido um dos mais sérios casos de racismo e anti-semitismo em uma instituição federal de ensino superior, o estudante foi alvo de sindicância, com o objetivo de averiguar a divulgações de idéias racistas e facistas através da chapa da qual fazia parte, durante as eleições para o diretório acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas.

Sob as vistas grossas da Reitoria, durante dois anos grupos de extrema direita como os de Gabriel Afonso Marchesi se organizaram e propagaram ódio racial e promessas de violência através da internet, buscando novos adeptos através da rede de relacionamentos Orkut.

O estudante que há dois anos atrás em entrevista com a Folha de São Paulo se declarou facista, afirmando até ter "amigos negros" e não odiar judeus por não conhecer nenhum, integra agora um grupo maior, que com uma roupagem politicamente correta, tem ganhado prestígio e força com o espaço aberto pelas mídias comerciais e nas articulações estabelecidas com docentes de faculdades mais elitizadas da UFRGS como a Faculdade Medicina. 

Nos últimos meses, como consequência de processos judiciais abertos contra mantenedores de perfis racistas, e devido a notoriedade do posicionamento contra as cotas, os acadêmicos de extrema direita, integrantes do movimento de estudantes contra as cotas, eliminaram grande parte das mensagens de cunho racista anti-sionista, comunidades relacionadas e quaisquer outras provas incriminantes de seus perfis.

Mobilizados para as manifestações do dia 29 próximo, o grupo de estudantes contra as cotas posicionou uma de suas faixas no prédio da Reitoria, na qual ironicamente chamam a política de cotas a ser votada pelo conselho de "imposição racista" exigindo consuta. Resta saber que outros absurdos ainda estão por vir.

Para ler a matéria original publicada na Folha de São Paulo sobre o estudante nazista da UFRGS clique aqui.

This entry was posted in Racismo Universitário. Bookmark the permalink.

3 Responses to Estudante Nazista é um dos principais articuladores do Movimento Anti-Cotas Raciais na UFRGS

  1. Adriana says:

    Sim Márcia. Este caso foi muito divulgado na época. Tem até um tópico na comunidade do orkut da economia. Vou ver o tópico pra ti e te passo o link, é de 2005 se não me engano. E a reportagem tá na página da folha e realmente o Gabriel assume se fascista. E é do lado desse cara que tu vai ficar???

    Pensa nisso.
    Abraços

  2. Carla says:

    Queridinha,

    Tu devias dar uma olhada neste link antes de tirar conclusões apressadas sobre tuas novas amizades…

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u109837.shtml

    …se alguém está mentindo, não é quem escreveu o artigo, e sim o teu amigo Gabriel.

  3. Márcia says:

    eu faço parte do movimento anti-cotas na UFRGS eposso afirmar que isso é uma tremenda mentira, eu conheço o gabriel e posso afirmar (como uma pessoa que odeia muito nazistas, não só por ser de origem judaica, mas também por que eles são uns desgrassados fdp) que ele não tem tendência racista.
    e se por acaso tem, ninguém do movimento está a par disso, já que ele nunca falou nada que parecesse de cunho racista (ou até nazista)entre o grupo.

Comments are closed.