UFRGS apura casos de racismo e anti-semitismo

 

publicado no website sala de imprensa em 13/06/2005 

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu sindicância para investigar suspeita de que o aluno do Curso de Ciências Atuariais Gabriel Afonso Marchesi Lopes divulgava idéias racistas durante as eleições para o diretório acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas. Integrantes de outra chapa divulgaram e-mail assinado por Lopes.

Na mensagem inserida numa lista de discussões de acesso restrito da internet, direcionada ao clandestino Partido Nacional Socialista Brasileiro, agremiação que se diz nazista, Lopes sugere idéias racistas e diz que usaria o cargo para arrecadar dinheiro para a sigla clandestina.

Ele se definiu como fascista. "Tenho amigos negros, só sou fascista. Nazista, eu não sou", declarou. Questionado se propaga idéias apenas contra judeus, ele disse que não conhece nenhum judeu. "Como posso ser contra quem não conheço?"

Apesar disso, ele reconheceu ter usado a seguinte frase em uma troca de e-mails: "Peço a ajuda de vocês, pessoas intrinsecamente envolvidas com a causa Nacional-Socialista no Brasil, para pensarmos, juntos, uma maneira eficaz de deter esses odiosos vermes judeus."

Em outros trechos Gabriel se posiciona favoravelmente à empreitada anti-semita dos skinheads que atacaram judeus em Porto Alegre. O estudante e sua chapa renunciaram quando seus oponentes apresentaram uma série de correspondências à direção da universidade. 

This entry was posted in Para Lembrar. Bookmark the permalink.

2 Responses to UFRGS apura casos de racismo e anti-semitismo

  1. Fabiana Ferracini says:

    Parabéns!
    Precisamos de um espaço assim que nos ouça e não veículos desonestos que se vendem através da suposta “imparcialidade”. Isso é que é democratizar os espaços de informação!
    COTAS RACIAIS NA UFRGS JÁ!

  2. Márcio says:

    Parabéns, o blog ficou muito bom!

Comments are closed.